Uma luz do painel do seu carro acendeu-se e não sabe o seu significado?

Nós explicamos! As luzes do painel acendem-se pelos mais variados motivos, desde a baixa pressão nos pneus às pastilhas dos travões desgastadas e até a anomalias nos airbags. Conheça todos os essenciais sobre o significado das luzes do painel dos carros para saber como agir.


COR DAS LUZES: VERDE, AMARELO E VERMELHO

LUZ VERDE: Não se preocupe. Luzes verdes, azuis e brancas são informativas, não indicando nenhuma avaria. Faça a sua viagem com a maior tranquilidade e trate da luz mais tarde.

LUZ AMARELA: Esta indica uma falha num sistema. Possivelmente vai precisar de recorrer a ajuda de um profissional, embora em alguns casos a solução seja tão simples quanto uma troca de peça ou encher o pneu.

LUZ VERMELHA: Luz vermelha indica uma anomalia grave. O procedimento seguro e correto é encostar o carro o mais brevemente possível e chamar a assistência em viagem para que possam avaliar o problema.


LUZES MAIS FREQUENTES DO PAINEL DO CARRO

TRAVÕES: Esta luz aparece quando o travão de mão está ativo. Se o mesmo permanecer aceso, mesmo que já não esteja ativo, poderá indicar que o nível do óleo para travões é inferior ao que é indicado ou que possa existir uma avaria no seu sistema de arranque ou no travão de emergência BAS.

BATERIA: Esta luz indica que a viatura poderá estar com pouca bateria ou que não está a ser corretamente carregada. Se for isso, poderá ser um problema com a bateria ou com o alternador, responsável pelo carregamento da bateria e distribuição de eletricidade no carro. Aconselhamos que entre em contacto com o seu mecânico o mais depressa possível. Se ficar com a bateria descarregada e o motor parado a sua viatura deixará de se mover.

PRESSÃO OU NÍVEL DO ÓLEO: Quando esta luz aparece, indica que os níveis do óleo estão abaixo do indicado ou que houve uma redução na pressão. O que deve fazer neste caso? Pare a sua viatura e espere que o motor arrefeça. Levante o capô e verifique o nível do óleo. Se a luz continuar acesa visite uma oficina mais próxima.

REFRIGERAÇÃO DO MOTOR: Quando esta luz acende, significa que a temperatura do motor ultrapassou os limites normais. Pare a viatura e deixe o motor arrefecer antes de verificar o nível do líquido refrigerante. Verifique também o funcionamento das ventoinhas e a tampa do radiador. Confirme também se não há fugas do líquido.

LUZ PRINCIPAL DE AVISO: Esta luz acende quando deteta um ou mais sistemas de avisos.

VOLANTE BLOQUEADO: Quando o volante está bloqueado, esta luz acende-se. Para desbloquear o volante deve colocar a chave na ignição e virar para uma posição enquanto com o volante virar para qualquer direção.

PRESSÃO DOS PNEUS: Indica que os pneus estão com pouca pressão. Deverá parar numa estação de serviço, oficina ou posto de combustível para encher assim que possível. Esta luz é uma das que se manifesta mais vezes, principalmente durante o Inverno.

PROBLEMA COM O MOTOR: Quando dá à chave, este simbolo aparece. Caso o mesmo não se apague quando liga a viatura, significa que a viatura diagnosticou em algum dos sistemas um problema. Como podem ser vários problemas diversificados. O melhor é sempre consultar o seu mecânico para perceber o que se passa.

SISTEMA AIRBAG: Esta luz indica que o sistema de airbag tem um problema. Visite o seu mecânico o mais depressa possível, isto porque em caso de acidente poderá estar desprotegido. É recomendado a mudanção dos mesmos a cada 10 anos.